29 de outubro de 2012

A los 86 años falleció el compositor alemán Hans Werner Henze

El músico, quien padecía parkinson, había viajado hasta la ciudad de Dresde para asistir hoy a dos ballets que serían musicalizados con obras suyas.

27/10/2012 - El mundo de la música perdió hoy a uno de los principales compositores contemporáneos: Hans Werner Henze murió a los 86 años en un hospital de Dresde (Alemania). El músico alemán, quien padecía parkinson hace un tiempo, había sido internado hace pocos días tras una descompensación, según informó Christiane Krautscheid, portavoz del sello Schott que editó durante cinco años la obra del compositor. (segue...) Fonte: La Tercera.cl.
Editado com LibreOffice Writer

17 de outubro de 2012

11 Troféus consagram 'O Palhaço' e Selton Mello

17 de outubro de 2012 | Indicado do País para concorrer a uma das cinco vagas da disputa de melhor filme estrangeiro no Oscar 2013, O Palhaço já chegará chancelado pelo chamado "Oscar Brasileiro". Anteontem à noite, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entregue pela Academia Brasileira de Cinema, concedeu ao filme de Selton Mello dez troféus Grande Otelo, fora o de melhor filme ganho pelo voto popular, totalizando 11 prêmios.

Somente em duas categorias em que concorria O Palhaço não venceu: a de melhor atriz coadjuvante (Drica Moraes, pela cafetina de Bruna Surfistinha) e melhor som (que foi para O Homem do Futuro). Superou o nocaute de Tropa de Elite 2 em 2011 (nove troféus). Era tanto prêmio seguido - melhor filme, direção, ator (Selton), coadjuvante (Paulo José), roteiro, categorias técnicas - que se criou um clima de certa apatia na plateia do Teatro Municipal do Rio. (...)

Para quem assistiu de casa, pelo Canal Brasil, a noite, com direção esperta e inspirada do diretor de teatro Ivan Sugahara, teve dois momentos de alto grau de emoção. Um foi a entrega dos troféus de coadjuvante a Paulo José e Drica Moraes. "É a categoria 'os sobreviventes'", disse Drica, referindo-se ao mal de Parkinson do ator e à sua (vencida) leucemia. Os convidados ficaram de pé pela primeira vez durante a cerimônia para saudá-los. (segue...) Fonte: O Estado de S.Paulo.
Editado com LibreOffice Writer

13 de outubro de 2012

Morre exótico galã das Mil e uma Noites

12 outubro 2012 - Durante o auge de Hollywood como fábrica de sonhos, os estúdios produziam filmes de aventura no deserto, com sandálias e turbantes, que reciclavam histórias das Mil e Uma Noites. A Universal era a que mais fazia filmes do gênero e seus astros eram basicamente Maria Montez, Jon Hall, o indiano Sabu e Turhan Bey, que faleceu em 30 de setembro em Viena, aos 90 anos. Nenhum deles era grandes performers, mas faziam parte de uma Hollywood escapista que não existe mais e fazia filmes para jovens adolescentes com aventura e uma pitada de sexo. Maria Montez, (1912-51), era um bonita canastrona nascida na República Dominicana, que morreu aos 39 anos, casada com o galã Frances Jean Pierre Aumont (morreu misteriosamente durante o banho de aparente enfarto).

Parte do grupo que sempre trabalhava junto tinha também Jon Hall (1915-79) que era o atlético galã (Ao Sul de Pago Pago, O Furacão, Kit Carson e que faria o papel de Ali Baba). E talvez o mais famoso deles, o jovem indiano Sabu (1924-63), que foi descoberto na Índia e fez sucesso numa série de personagens locais, que incluem Mowgli, o Menino Lobo, 42, O Ladrão de Bagdá, 40, O Menino Elefante, 37, Narciso Negro, 47, Canção da Índia. Foi tão popular que trabalhou até sua morte ainda em Hollywood.

Turhan Bey era o menos frequente dessa troupe. A princípio chamado para fazer vilões exóticos ou personagens diferentes. Nascido como Turhan Gilbert Salahattin Sahltavy, filho de um pai turco e uma mãe judia iugoslava. Cursou teatro para melhorar inglês, mas lá foi descoberto por agente da Warner que o colocou em filmes. A família era mulçumana e teve que fugir para os EUA perseguida por Hitler. Teve um famoso romance com Lana Turner. Morreu vitima da doença de Parkinson. Fonte: Record R7.

11 de outubro de 2012

Maestro Kurt Masur anuncia que sofre de Parkinson, mas seguirá trabalhando

10/10/2012 - O maestro alemão Kurt Masur, de 85 anos, comunicou publicamente que sofre de Parkinson e que quer continuar dirigindo, confirmou nesta quarta-feira um porta-voz da Orquestra Gewandhaus de Leipzig.

'Após refletir seriamente, decidi com minha esposa Tomoko e minha família anunciar oficialmente que sofro da doença de Parkinson há alguns anos', diz a carta enviada pelo músico à orquestra e reproduzida em seu blog.

Na carta, o ex-diretor da Gewandhaus assegura que se encontra em tratamento médico desde que diagnosticou a doença e que tem intenção de realizar todos os concertos programados em sua agenda.

'Fazer música é minha vida e estar em disposição de continuar com o que mais quero é para mim um grande privilégio e uma profunda alegria', afirma o maestro na carta.

Em julho, Masur voltou a pegar na batuta após meses de repouso forçado após sofrer uma queda em abril, enquanto se apresentava no teatro dos Champs-Elysées de Paris, acidente no qual fraturou a omoplata. Fonte: Primeira Edicao.

1 de outubro de 2012

Morre autor do intimismo mineiro e universal / Autran Dourado

Ele sofreu hemorragia estomacal no Rio, onde viveu e trabalhou com Juscelino Kubitschek; tinha 86 anos

01 de outubro de 2012 | Autran Dourado valorizava a palavra ao extremo - basta escolher alguns de seus romances e contos (escreveu 28) para ali descobrir uma linguagem obsessivamente talhada, que buscava, na maioria dos enredos, revelar o conturbado mundo interior dos personagens. "Por conta disso e da minha idade avançada, só tenho conseguido escrever contos", disse ele ao Estado em 2006, quando lançou O Senhor das Horas, textos curtos e inéditos editados pela Rocco.

Foi seu último livro. Dourado, que sofria da doença de Parkinson, morreu às 7h30 de ontem, aos 86 anos. Segundo seu genro, Elmer Barbosa, ele estava em casa, no Rio, quando sofreu uma hemorragia no estômago e não suportou. Elmer disse que o escritor esteve internado cerca de cinco meses no Hospital São Lucas, em Copacabana, por causa de um problema respiratório. O enterro foi na tarde de ontem.

Um dos mais importantes escritores brasileiros contemporâneos, prêmio Camões de 2000, Dourado deixa uma obra diversificada, mas cujos caminhos levam, de uma certa forma, a um lugar mítico e único - o interior de Minas, onde nasceu em 1926, na cidade de Patos de Minas. (segue...) Fonte: O Estado de S.Paulo.