03/01/2014 - O chef francês Paul Bocuse, um dos mais renomados profissionais da gastronomia no mundo, foi internado na última segunda-feira (30) em um hospital de Lyon, na França.
A informação, que havia sido antecipada pelo jornal "Le Progrès", foi confirmada nesta sexta pela assessoria do chef.
Segundo a publicação, Bocuse estava há pelo menos três meses sofrendo de dores nas costas, sendo obrigado a caminhar com a ajuda de um andador e impossibilitado de deixar sua casa, na comuna de Collonges, no leste do país.
Um funcionário da clínica onde ele está em observação informou à imprensa francesa que ele se mantém consciente, com as funções vitais fora de perigo. Bocuse está acompanhado da família.
O chef, que vai completar 88 anos no próximo dia 11 de fevereiro, sofre da doença de Parkinson e já passou por cirurgias cardíacas. Há um ano ele foi hospitalizado por cerca de dez dias por causa de uma forte gripe.
Um dos criadores da chamada "nouvelle cuisine", Bocuse já recebeu dezenas de prêmios, entre eles o de cozinheiro do século 20, concedido pelo guia francês "Gault & Millau" em 1989.
O "Michelin" o elegeu chef do ano na França em 1961, três anos depois de seu principal restaurante, o L'Auberge du Pont de Collonges, ter ganhado a primeira estrela –a terceira viria em 1965 e jamais foi perdida.
Além de prêmios gastronômicos, ele recebeu a medalha da Legião de Honra, uma das mais altas distinções francesas, em 1975. Fonte: Folha de S.Paulo. Disponível em áudio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário