27 de março de 2022

Saúde de Putin: o sinistro 'andar de pistoleiro' do presidente pode ser um sinal precoce de Parkinson

VLADIMIR PUTIN tem uma "marcha de pistoleiro" que pode ser um sinal precoce da doença de Parkinson, afirmou o especialista professor Bas Bloem em um estudo retroativo.

Sun, Mar 27, 2022 - Na quarta-feira, o Kremlin disse que o estado mental de Putin é "normal" em meio a especulações de que o presidente russo pode estar doente ou sofrendo de vício em esteróides. Os críticos alegaram que Putin parece inchado, irracional e fora de controle, citando a explosão absurda do presidente de que a liderança ucraniana é “nazista” e “tomador de drogas” como evidência. O ex-diretor de inteligência nacional dos EUA, Jim Clapper, disse que Putin estava "desequilibrado" por se isolar em Moscou por meses por causa da paranóia do coronavírus.

Enquanto isso, Condoleezza Rice, ex-secretária de Estado dos EUA, disse que o líder russo parecia “diferente”, acrescentando: “Ele sempre foi calculista e frio, mas isso é diferente.

“Ele parece errático.”

O senador republicano Marco Rubio também afirmou que Putin parece estar sofrendo de problemas “neuro-psicológicos”.

O comportamento cada vez mais imprevisível e a aparência inchada do presidente provocaram alegações de que ele pode estar sofrendo de câncer, tumor cerebral ou vício em esteróides.

Putin tem uma “marcha de pistoleiro” que pode ser um sinal precoce da doença de Parkinson (Imagem: Getty)


No entanto, especulações em torno da saúde de Putin atormentaram o presidente na última década.

Em 2015, especialistas notaram que o líder russo estava sofrendo de “marcha de pistoleiro”, que é um balanço do braço direito consistentemente reduzido.

O professor Bloem ficou impressionado ao encontrar vários clipes de Putin mostrando o balanço do braço direito claramente reduzido.

A marcha é geralmente considerada um sinal precoce da doença de Parkinson, mas especialistas em distúrbios do movimento afirmam que a postura também pode estar relacionada ao histórico do presidente russo na KGB.

Putin parece estar sofrendo com a marcha do pistoleiro (Imagem: Getty)

O professor Bloem explicou no BMJ: “A caminhada distinta de Putin foi debatida anteriormente e diferentes teorias surgiram, desde a paralisia de Erb até o derrame intrauterino.

“Para especialistas em distúrbios do movimento como nós, o primeiro diagnóstico, reconhecidamente tendencioso, que vem à mente é a doença de Parkinson, na qual um balanço de braço assimétrico reduzido é uma característica distinta.

“Na verdade, pode ser o primeiro sinal de apresentação da doença de Parkinson, como foi demonstrado por análises em vídeo de jogos de futebol jogados pelo lendário meio-campista inglês Ray Kennedy.

“Só mais tarde isso provou ser o sinal de apresentação da doença de Parkinson.”

Putin has KGB training (Image: Getty)


No entanto, a equipe de especialistas procurou outras explicações além do Parkinson e encontrou um antigo manual de treinamento da KGB que dava instruções sobre como os agentes deveriam se mover em campo.

O manual dizia: “Ao se mover, é absolutamente necessário manter sua arma contra o peito ou na mão direita.

“O movimento para frente deve ser feito com um lado, geralmente o esquerdo, virado um pouco na direção do movimento.”


Cowboys são conhecidos por terem uma marcha de pistoleiro (Imagem: Getty)

Considerando o treinamento de Putin na KGB nos anos setenta, os pesquisadores se perguntaram se essa poderia ser a explicação para a marcha do presidente.

Os vídeos pesquisados ​​de outros oficiais russos, incluindo o ex-primeiro-ministro Dmitry Medvedev e Anatoly Sidorov, um oficial militar de alto escalão.

Os pesquisadores escreveram: “Sentimos que há outra explicação – e talvez mais plausível –, ou seja, uma adaptação comportamental resultante do treinamento militar ou de inteligência”.

Eles encontraram uma série de exemplos de oscilação de braço reduzida entre aqueles que tinham treinamento de armamento, incluindo vaqueiros do Velho Oeste.

Os pesquisadores continuaram: “Nós propomos que esse padrão, que chamamos de 'marcha do pistoleiro' pode resultar de uma adaptação comportamental, possivelmente desencadeada pela KGB ou outras formas de treinamento de armamento, onde os aprendizes são ensinados a manter a mão direita perto do peito enquanto caminham.

“[Isso permite] que eles saquem rapidamente uma arma quando confrontados com um inimigo.” Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Express. Veja mais aqui: Putin tiene cáncer y Parkinson, según un medio ruso.

Nenhum comentário: