1 de janeiro de 2021

A viúva de Robin Williams: ‘Tem havido tantos mal-entendidos sobre o que lhe ocorreu’

January 1, 2021 - Depois que Robin Williams morreu em agosto de 2014, aos 63 anos, muitas pessoas tinham muitos problemas a dizer sobre ele. Havia a hipótese previsível de por que uma estrela de Hollywood amplamente amada e aparentemente saudável terminaria sua vida pessoal, com alguns afirmando com confiança que ele estava deprimido ou sucumbiu a vícios obsoletos.

Outros falavam, com provas extras, sobre Williams como um gênio dos quadrinhos (Mork & Mindy, Mrs Doubtfire, The Birdcage, Aladdin); um excelente ator dramático (Dead Poets Society, Awakenings, Good Will Hunting, One Hour Photo); e cada um (Bom dia, Vietnã; O Rei Pescador). Um fator com o qual todos concordaram foi que ele tinha pensamentos raros. Os comediantes falaram sobre como ninguém pensava mais rápido no palco do que Williams; aqueles que fizeram filmes com ele afirmaram que ele nunca fez a mesma tomada duas vezes, sempre improvisando e ficando cada vez mais engraçado.

Williams sabia disso sobre si mesmo. No documentário da HBO de Marina Zenovich de 2018 sobre Williams, Come Inside My Mind, ouvimos uma entrevista desatualizada em que ele é solicitado se tem algum medo. Williams responde: “Suponho que me preocupo com a mudança de minha consciência, não apenas chata, mas uma rocha. Eu não conseguia acender. " Não foi até depois de sua morte que os médicos foram capazes de ver que os piores medos de Williams se tornaram realidade: a autópsia de que ele sofria de demência física extrema de Lewy (LBD), mais comumente referido no Reino Unido como demência com corpos de Lewy.

Falando comigo de sua casa no condado de Marin, Califórnia, a viúva de Williams, Susan Schneider Williams, me disse: “Os médicos disseram-me após a autópsia: Você está surpresa que seu marido teve corpos de Lewy em toda a sua mente e tronco mental? ”Eu nem sabia o que ter corpos de Lewy significava, no entanto afirmei:“ Não, eu não estou atordoada. ”A verdade que alguma coisa havia se infiltrado em cada parte da mente de meu marido? Isso fez muito sentido.”

Nossos corpos são aglomerados irregulares de proteína que se acumulam nas células da mente e são considerados responsáveis ​​por 10% a 15% dos casos de demência. Indivíduos com LBD são propensos a experimentar, entre diferentes problemas, ansiedade, perda de reminiscência, alucinações e insônia, e esses sinais são geralmente acompanhados ou adotados pelos sinais de Parkinson. Desde que obteve essa análise, Schneider Williams assumiu como missão se apropriar de pressupostos errôneos sobre a morte de seu marido, orientar outras pessoas sobre esta doença mental, ainda assim, comparativamente pouco reconhecida e pesquisar o que seu marido suportou enquanto ele era - sem o conhecimento de ambos - afetado por LBD.

Portanto, as perguntas sobre Williams, a celebridade, são recebidas por ela com frustração mal reprimida ("Eu era fã dele? Hum, provavelmente não sou fã de ninguém"), no entanto, depois de perguntar sobre os cruzamentos entre LBD e Parkinson, ela na verdade, salta em sua cadeira de prazer: "OK, que pergunta incrível!" ela diz, iniciando uma racionalização em profundidade da conexão entre Parkinson, LBD e Alzheimer, e a forma como o LBD pode ser tipicamente diagnosticado como um de muitos outros. Quando ela teve o conceito de construir um filme sobre LBD, ela o lançou como um filme de ciência puro (“o diretor riu”). Então ela cedeu e fez Robin's Want, um documentário realmente comovente sobre a experiência de seu marido na doença. “Se meu marido não fosse conhecido, eu não teria me colocado nessa situação. No entanto, tem havido tantos mal-entendidos no mercado sobre o que lhe ocorreu, e sobre corpos de Lewy. Então essa parecia a coisa certa a fazer”, diz ela.

Schneider Williams não é nem neurologista nem cineasta, mas também artista e, como que para lhe mostrar a boa fé, atrás dela há uma tela e um cavalete, tudo arranjado. “Robin e eu gostávamos de ir aos museus juntos. Ele era um grande fã do passado histórico, então ele entregaria o passado histórico e eu entregaria a faceta da arte e poderíamos dobrar nossa diversão. É provável que as pessoas presumam que o homem que ele representava no palco era o mesmo que ele era em casa, e deixe-me deixar claro: de forma alguma eu me casaria com uma pessoa assim", diz ela com ênfase.

Então ele não estava mexendo em vozes diferentes enquanto fazia sopa para o almoço?

“Sem dúvida não. A pessoa da casa, meu marido, era quieto, contemplativo, um louco. O standup e aparição, esse era o seu trabalho. ”

Schneider Williams conheceu Williams no final de 2007, quando por acaso ela parou de comprar a loja nativa da Apple. “Eu entrei e percebi esse homem e acreditei: 'Eu sinto que é Robin Williams.' Então, no meu método, ocorreu-me dar uma olhada nele mais uma vez e ele estava sorrindo para mim e uma coisa dentro de mim afirmou: 'Oh, simplesmente vá até lá e diga olá. 'Ele estava carregando uma impressão de camuflagem, então eu disse:' Como é que essa camuflagem está entendendo para você? 'E ele disse:' Não muito bom - você me descobriu. '”4 anos depois eles se casaram, seus terceiro casamento e seu segundo, e assim eles viviam no condado de Marin, junto com seus dois filhos mais novos de um relacionamento anterior. Apenas dois anos depois, os sinais começaram.

Inicialmente, Williams queixou-se de dores abdominais. Então sua mão começou a tremer e ele teve uma insônia horrível. Muito mais notável para Schneider Williams era sua ansiedade crescente. “Era muito estranho para Robin ser tão paranóico. E esse foi o início desta batida de 10 meses de sinais de aceleração, e o fator com LBD é que os sinais não vêm de repente - eles se modificam. De modo que são extremamente complicados para a pessoa afetada e para o cuidador”, diz ela.

Alguns dos componentes mais transferentes do desejo de Robin são as entrevistas com indivíduos com quem Williams trabalhou na direção da dica. David E Kelly, que criou o sitcom The Crazy Ones, no qual Williams atuou, descreve-o tendo que cobrir a mão trêmula no bolso. Shawn Levy, o diretor da franquia Night at the Museum, lembra-se de Williams dizendo a ele: "Eu não sou eu nenhum extra", incluindo: "Sua mente não estava disparando na mesma velocidade, o prazer não estava lá."

No início de maio de 2014, Robin foi reconhecido com Parkinson e começou a avisar seus filhos (ele tem um filho, Zak, de seu primeiro casamento, e uma filha, Zelda, e um filho, Cody, de seu segundo). No entanto, o Parkinson na verdade não esclareceu a paranóia, o looping delirante, a melancolia delicada e a ansiedade, muitos dos quais, diz Schneider Williams, têm sido tratados como "tv por satélite para pontos de pc", em comparação com uma parte de uma desvantagem neurológica interconectada . O comportamento de Williams estava ficando tão excessivo que ele e sua esposa optaram por ir a um centro de testes neurocognitivos. Todas as semanas antes do tempo previsto para ir, Williams se matou. “Eu sinto que ele não precisava ir. Acho que ele pensou: ‘Vou ser preso e não vou sair de jeito nenhum’”, diz Schneider com a voz embargada.

Depois que Williams morreu, foi amplamente divulgado que ele havia sido afetado pela melancolia, pelo alcoolismo ou ambos. Para Schneider, isso revela “como nós, como tradição, não temos o vocabulário para debater doenças mentais da melhor maneira que fazemos sobre a melancolia. A melancolia é um sintoma de LBD e não se trata de psicologia - está enraizada na neurologia. Sua mente estava caindo de lado. " Williams tinha lutado com vícios até agora, no entanto, Schneider Williams diz que não era o problema desta vez.

Williams como Mork em Mork & Mindy. {Fotografia}: Everett Assortment Inc / Alamy Inventory Picture

Ele havia se internado brevemente em um centro de reabilitação em 2014, mas isso era, ela diz, “fazer uma viagem de um dia, fazer alguma meditação, ir mais fundo no trabalho de restauração. Robin estava limpo e sóbrio por seis anos quando entregou.” (Na biografia de Williams de Dave Itzkoff em 2018, Wendy Asher, uma amiga, confirma que a dependência não era o problema: "Não era isso. Era uma desvantagem médica. Susan pensava que tudo poderia ser fixado por meio de AA, e simplesmente não era não é verdade.”) Schneider Williams continua: “Fiquei furiosa quando a mídia afirmou que ele estava ingerindo, porque eu sei que há adictos em recuperação no mercado que consideravam tanto quanto ele, indivíduos que lidam com a melancolia que considerados tanto quanto ele, e então eles deveriam conhecer a realidade. ”

Desde sua descoberta como o leve alienígena em Mork & Mindy, Williams despertou uma paixão dentro do público que chegou mais perto de gostar. A informação de sua morte causou um arrepio de pesar mundial que ia muito além da velha resposta à morte de uma celebridade. Em parte isso veio do choque. No entanto, era principalmente a ver com Williams. Enquanto diferentes comediantes extremamente lucrativos têm a tendência de retornar ao longo do tempo como espinhosos, desequilibrados ou cada um, Williams sempre teve uma doçura especialmente cativante para ele - uma vulnerabilidade, no entanto, associada a tal inteligência e autoconsciência que parecia cada um como um sábio e estranhamente relacionável. Seus epigramas sobre dependência ("A cocaína é o método de Deus para dizer que você tem uma quantidade excessiva de dinheiro") e melancolia ("Lembre-se de que o suicídio é uma resposta eterna para uma desvantagem de curta duração") são tão amados que eles transformar em provérbios.

Julie Kavner, mais reconhecida agora por causa da voz de Marge Simpson, trabalhou com Williams nos filmes Despertar e Desconstruindo Harry. “Sincero a Deus, passear na estrada com Robin era como passear com mamãe Teresa, a melhor maneira que as pessoas reagiriam a ele”, ela me diz. “Eu me lembro assim que estávamos passeando pelo East Village em Nova York enquanto capturávamos Desconstruindo Harry e ninguém pedia uma fotografia ou autógrafo dele. Eles podem simplesmente vir tanto quanto ele, realmente calmos, e tudo o que precisam fazer é dar-lhe um 5 excessivo ou entrar em contato com ele. Seu espírito era simplesmente tão forte e outras pessoas precisavam agradecê-lo. Estou prestes a chorar simplesmente a sério. "

No set de Good Will Looking com Gus Van Sant e Matt Damon. {Photograph}: Landmark Media / Alamy Inventory Picture

Gus Van Sant, que dirigiu Williams em Good Will Looking, tinha a mesma experiência com ele: “As pessoas estão simplesmente muito contentes em vê-lo. Eles têm sido tipo: ‘Oh, é você!’ E abrace-o sem nem mesmo pedir. Eu nunca vi isso com todos os outros indivíduos bem conhecidos com quem trabalhei. Sean Connery [que Van Sant dirigiu em Finding Forrester] teria dito: ‘Caro Deus, tenha alguma decência!’ No entanto, Robin os abraçaria novamente. Ele tinha essa faceta suave e era receptivo às pessoas e às questões ao seu redor. Eu sempre me lembro de ir com ele a uma galeria de arte e ele realmente entenderia os conceitos dos itens de arte. Ele diria: ‘Oh, dê uma olhada nisso! E isso! 'Ele era como uma criança em uma loja de doces. " Van Sant faz eco a Schneider Williams ao descrever Williams como "muito severo", no entanto, afirma: "Embora ele frequentemente se envolvesse em rotinas de comédia, simplesmente para fazer o forjado e a tripulação rir."

“Depois de fazer Awakenings, filmamos dentro de uma parte abandonada de um hospital psicológico, e às vezes capturamos durante a noite”, disse Kavner. “E tinha essa TV no recanto no mudo, e o Robin, entre os intervalos das cenas, soltava um riff, inventando diálogos no presente da TV, divertindo todo mundo às 3 da manhã, a qualquer hora. Foi uma função realmente robusta para a qual ele fez uma quantidade notável de análises, mas ele não preservou para si mesmo entre as tomadas - ele estava no mercado, doando para todos.”

Depois que ele morreu, os médicos ficaram chocados com a extensão em que os corpos de Lewy se acumularam na mente de Williams, com um descrevendo isso como uma das piores circunstâncias que ele já viu. Schneider Williams tem certeza de que o LBD levou ao suicídio de seu marido; profissionais com demência com quem conversei, enquanto simpáticos a Schneider Williams, dizem que é inimaginável fazer um hiperlink direto entre os dois. alta qualidade de vida por vários anos”, informou-me Rachel Thompson da Dementia UK e da Lewy Physique Society. Infelizmente, Williams de forma alguma adquiriu a análise, devido a este fato de forma alguma adquiriu a terapia, e assim se descobriu, por causas que ele não conseguia perceber, incapaz de fornecer tanto quanto precisava aos indivíduos ao seu redor.

Um memorial para Williams em San Francisco. {Fotografia}: Eric Risberg / AP

“No entanto, Robin tende a apontar para cima depois que eu o quero. Cerca de uma hora antes desta entrevista, eu o notei dentro do quintal”, disse Schneider Williams. "No entanto, quando ele não está lá, considero meu amigo, meu amor, e sinto falta dele."

• Robin’s Want é lançado digital e sob demanda no Reino Unido em 4 de janeiro

• No Reino Unido e na Irlanda, os samaritanos podem ser contatados pelo telefone 116 123 ou pelo e-mail jo@samaritans.org ou jo@samaritans.ie. Nos Estados Unidos, a Nationwide Suicide Prevention Lifeline é 1-800-273-8255. Na Austrália, o serviço de ajuda a desastres Lifeline é 13 11 14. Diferentes linhas de ajuda em todo o mundo podem ser encontradas em www.befrienders.org. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Newstechnologyworld.

Um comentário:

Hugo Engel Gutterres disse...

Decididamente, um diagnóstico muito difícil, de dar e receber...