18 de abril de 2021

O diretor de cinema da Nova Zelândia, Toa Fraser, revela o início da batalha de Parkinson

Toa Fraser compartilhou seu diagnóstico de Parkinson em um tópico em movimento no Twitter. Foto / fornecida

16 Apr, 2021 - Toa Fraser compartilhou um tópico emocional no Twitter revelando que ele tem Parkinson Young Onset.

Ele escreveu que foi diagnosticado com a doença há cinco anos, mas suas postagens nas redes sociais na sexta-feira marcam a primeira vez que ele compartilhou seu diagnóstico com o público.

“As pessoas costumavam dizer que estou legal. Hoje em dia, as pessoas me perguntam por que pareço tão sério”, ele compartilhou.

"A minha é uma das muitas faces do Young Onset Parkinson, uma (ainda) doença cerebral incurável."

O Parkinson de início jovem refere-se àqueles que apresentam os sintomas da doença antes dos 50 anos.

Expandindo sua experiência da doença, o jovem de 46 anos escreveu sobre os primeiros sinais que percebeu e como isso afetou seus relacionamentos e família.

"O diagnóstico veio depois de anos convivendo com os sintomas, diagnósticos errados e perguntas aleatórias o tempo todo", disse o dramaturgo e diretor da herança de Fiji.

“As pessoas mais próximas de mim têm sido inabaláveis, discretas e gentis. Também aprendi que nem todos podem vir nessa jornada comigo”, escreveu ele, acrescentando que “enterrou” o máximo que pôde.

Ele foi inspirado a compartilhar seu diagnóstico porque abril é o mês da conscientização sobre Parkinson.

“É uma merda, mas [o Parkinson] não me define”, acrescentou.

"Afeta meu movimento, mas nos últimos anos de convivência com isso, trabalhei com alguns dos melhores atores, dançarinos, dublês e atletas do mundo todo na busca de histórias para transcender esse touro *** *. "

O diretor é conhecido por vários projetos de alto perfil, incluindo o filme emocionante No.2, que foi lançado em 2006. Desde então, ele dirigiu muitos filmes e séries de TV notáveis, incluindo The Dead Lands, Daredevil, The Affair, The Rookie, e titãs.

E Fraser diz que a doença o torna um diretor melhor - mas ele acredita que há trabalho a ser feito para encontrar uma cura e combater a discriminação nas pessoas que vivem com o rosto de Parkinson.

"Hoje, estou saindo para me juntar a milhões de guerreiros PD com mãos trêmulas que enfrentam este desafio", escreveu ele no tópico do Twitter de ontem.

"E enquanto isso, vou continuar fazendo o que faço", declarou ele. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: NZHerald.

Nenhum comentário: