Andy Grove, fundador da Intel, foto de arquivo. |
A companhia não divulgou as circunstâncias da morte, mas Grove, que suportou a ocupação nazista da Hungria na Segunda Guerra Mundial e foi aos Estados Unidos para escapar do caos do mando soviético, sofria de Parkinson.
Grove foi a primeira contratação da Intel após a empresa ser fundada, em 1968, e se tornou um membro pragmático de um grupo de três pessoas que acabaram levando os processadores "Intel Inside" a serem utilizados em mais de 80% dos computadores pessoais do mundo.
Enquanto os fundadores da Intel, Robert Noyce e Gordon Moore, propuseram grande parte da tecnologia de chips que ajudou a criar a indústria dos semicondutores, Grove foi quem transformou suas ideias em produtos de verdade. Ele foi responsável pelo crescimento dos lucros e preços das ações da Intel nas décadas de 1980 e 1990.
Ele se tornou o presidente da companhia em 1979, presidente-executivo em 1987 e presidente do Conselho e presidente-executivo em 1997. Renunciou ao cargo de presidente-executivo em 1998 e continuou como presidente do conselho até 2004.
Grove e sua mulher, Eva, tiveram duas filhas. Fonte: Folha de S.Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário