19 de novembro de 2017

Tênis, o grande Pancho Segura morre aos 96; treinou Jimmy Connors

FILE - In this March 22, 1949, file photo, former Wimbledon stars are pictured at Wembley, London. From left: Jack Kramer of the U.S.; Dinny Pails of Australia; Bobby Riggs of the U.S.; and Pancho Segura of Ecuador. Segura, who rose from poverty to win three U.S. Pro Tennis Championships in a row and was one of the world's greatest players in the 1950s, has died. He was 96. Segura died Saturday, Nov. 18, 2017, from complications of Parkinson's disease at his home in the Omni La Costa Resort & Spa in Carlsbad, California, his son, Spencer Segura of Connecticut, said Sunday. (AP Photo/Laurence Harris, File)
Nov 20, 2017 - CARLSBAD, Califórnia (AP) - Pancho Segura, que surgiu da pobreza para ganhar seis campeonatos de simples e duplas dos EUA e foi um dos principais jogadores amadores da década de 1940 e profissionais da década de 1950, morreu. Ele tinha 96 anos.

Segura morreu sábado de complicações da doença de Parkinson em sua casa no Omni La Costa Resort & Spa em Carlsbad, Califórnia, seu filho, Spencer Segura, de Connecticut, disse no domingo.

Segura passou de amador a profissional de exibições como jogador, então se tornou treinador, incluindo Jimmy Connors, oito vezes campeão de singles principais.

"Dia triste - perdi meu amigo-treinador e mentor", afirmou Connors no Twitter no domingo.

Francisco Olegario Segura nasceu na pobreza no Equador. O raquitismo da infância curvou as pernas. Muito fraco para o futebol, ele levou ao tênis enquanto trabalhava como um menino de bola em um clube em Guayaquil.

"Eu me ensinei como jogar", disse Segura à ESPN em 2009. "E eu trabalhei, dia após dia, durante horas, batendo no painel, implorando às pessoas que toquem um pouco comigo".

Ele se tornou um jogador campeão sul-americano. A palavra chegou ao treinador Gardnar Mulloy da Universidade de Miami, que o recrutou para a escola em uma bolsa de estudos. Segura ganhou o campeonato de singles NCAA três anos seguidos, de 1943 a 1945.

De lá, ele se mudou para o circuito amador e foi semifinalista de singles quatro vezes no Campeonato dos EUA, o precursor do que é conhecido hoje como o U.S. Open. Ele foi vice-campeão em duplas masculinas e dobrou duas vezes em vários torneios na década de 1940.

Ele também ganhou o Campeonato de Corte de Clay dos Estados Unidos em 1944 e o título de U.S. Indoor em 1946.

Embora ele estivesse a apenas 5 pés e 6 polegadas, Segura segurou o seu próprio adversário maior e mais poderoso. Ele teve um forehand de mão única e um devastador de duas mãos.

"Eu joguei com a velocidade de uma bala", disse Segura ao The San Diego Union-Tribune em 1987. "Ótimos olhos, ótimas mãos, excelentes sob pressão. Eu era um lutador, um assassino. Eu odiava perder para qualquer pessoa. Minha concentração foi tão intensa. eu poderia fazer qualquer coisa com a bola ".

Ele também ganhou a reputação como mestre estrategista.

"Você está tentando desenhar uma bola curta para que você possa atacar", disse Segura à ESPN. "Você precisa entender coisas como os apertos de seu oponente, seu movimento, quais golpes ele pode bater e quais golpes ele não pode".

Para ganhar a vida, o Segura tornou-se profissional em 1947, cerca de duas décadas antes que os jogadores profissionais fossem admitidos nos torneios do Grand Slam. Ele viajou ao redor do mundo em torneios de exibição com pessoas como Bobby Riggs e Pancho Gonzalez.

"Eu joguei em ilhas que eram manchas no Oceano Índico", ele disse ao Los Angeles Times em 1991. "Eu joguei para o xeque do Kuwait e joguei à meia-noite em Madri por US $ 1.000. Errol Flynn costumava enviar um carro para me pegar."

Ele ganhou o título dos EUA Pro Tennis Championships de 1950 a 1952 e o US Pro dobra o título em 1948, 1955 e 1958. Ele tocou seu último US Pro em 1962, quando ele tinha 44 anos e seu último jogo de simples do US Open em 1970, caindo a segunda rodada.

Em 1962, ele lançou uma carreira como profissional e treinador no Beverly Hills Tennis Club, mudando-se para o clube de San Diego em 1970. Ele se tornou cidadão dos EUA em 1991.

Ele continuou a assistir e analisar partidas de tênis bem na década de 90, disse seu filho.

A partir da pobreza, Segura descontou a visão popular do tênis como esporte dos ricos.

"Não se leva mais do que uma raquete e um coração para jogar este jogo", disse ele à ESPN. "É um grande teste de democracia em ação".

"Eu e você, cara, na arena. Apenas eu e você, querida", disse ele. "Não importa o quanto você tem, ou quem é seu pai, ou se você foi a Harvard, ou Yale, ou seja o que for. Apenas eu e você". Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Sports. Veja também aqui: Tennis great Pancho Segura dies at 96.

Nenhum comentário: