7 de dezembro de 2021

Billy Connolly revela métodos incomuns para manter seu Parkinson sob controle

O comediante diz que "hipnotiza" a mão para impedi-la de tremer, mas lamenta a condição de impedi-lo de escrever

Bill Connolly diz que a doença de Parkinson roubou muitas das coisas que ele adorava fazer. Photograph: Jeff Holmes/PA

Tue 7 Dec 2021 - Billy Connolly disse que aprendeu a hipnotizar a mão para parar de tremer devido à doença de Parkinson, mas lamentou não ser capaz de escrever à mão devido à condição que o forçou a se aposentar do standup comedy ao vivo.

Falando durante uma entrevista ao Radio Times, Connolly disse que tratou sua doença da maneira que costumava lidar com os importunadores em seus programas de comédia. Quando ele começa a tremer, ele para o que está fazendo e o encara.

“Aprendi a hipnotizar minha mão”, diz ele. "Eu olho para ele e meio que estremece."

O comediante de 79 anos acrescentou que isso o lembrava de seus antigos professores, que podiam controlar qualquer situação simplesmente apontando para ele. “Eu apenas fico olhando para ele, e eventualmente ele para. É um truque muito bom. Nós amamos isso."

Connolly alcançou a fama na década de 1970, estimulada por uma aparição agora infame no principal chat de Michael Parkinson na BBC. Ele foi um ator prolífico, estrelando em 40 filmes, incluindo uma atuação indicada ao Bafta em Mrs. Brown.

Em 2013, ele revelou que estava sendo tratado nos estágios iniciais da doença de Parkinson. Ele mora na Flórida com sua esposa, a escritora Pamela Stephenson Connolly.

Durante a entrevista, ele disse que nunca tentou encobrir sua doença, mas estava “chateado com isso”. Ele disse que roubou muitas das coisas que ele amava fazer. “Eu adorava escrever cartas, mas agora minha escrita está ilegível. Minha coleção de canetas-tinteiro e tinta é redundante. É uma dor no traseiro."

Ele disse que o ponto alto de sua vida foi criar seus filhos, um filho e uma filha de seu primeiro casamento e três filhas com Stephenson.

Connolly havia dito anteriormente que sua condição estava “piorando”, mas que ele ainda gostava de filmar programas de televisão.

Quando ganhou o prêmio pelo conjunto da obra no festival de TV de Edimburgo, o comediante disse que estava abordando a condição da mesma forma que sempre abordou as filmagens: “Quase não me preparo. Eu apareço despreparado e tudo é um novo desafio.

“Os desafios ultimamente têm sido médicos. Eles estão piorando”, disse ele. "Você notará que estou segurando minha mão esquerda - ela está começando a pular. Eu tenho que pesar e ver o quão ruim fica.”

Connolly fez pouco caso dessa condição em uma entrevista gravada com sua esposa: “Na última turnê, eu costumava dizer ao público: ‘Boa noite, observadores de sintomas’.” Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: The Guardian.

Nenhum comentário: