2 de outubro de 2022

Putin tem Parkinson?

2nd October 2022 | Vladimir Putin, o presidente da Federação Russa, foi visto na câmera mostrando sinais de tremores óbvios em suas pernas e pés, o que pode ser um sinal da doença de Parkinson, que é uma condição que afeta o cérebro e os sintomas pioram ao longo de muitos anos.

Claro, isso é especulação, já que o Kremlin não confirmou que o presidente Putin está doente e dificilmente o fará, pois prejudicaria a posição do líder do país em tempo de guerra.

Também não há teste definitivo para Parkinson, mesmo que haja suspeita da doença. Isso parece mudar, no entanto, com o desenvolvimento de um novo “teste de cheiro” para a condição.

Cientistas da Universidade de Manchester desenvolveram um teste de swab de pele que procura alterações no sebo – a camada oleosa que protege a pele – usando uma técnica conhecida como espectrometria de massa. Isso pode identificar compostos com base em seu peso. Eles foram inspirados pela história de Joy Milne, que conseguiu detectar o cheiro de Parkinson na pele do marido após o diagnóstico dele aos 45 anos. 

Tema já abordadado em nosso blog em jun 2020.

A observação de Joy levou a um estudo financiado pelo Parkinson no Reino Unido, que sugeriu que havia mudanças químicas no sebo entre pessoas com e sem Parkinson. Neste estudo, a equipe estudou amostras de cotonetes da nuca de 79 pessoas com Parkinson e 71 pessoas que não tinham diagnóstico de Parkinson. Eles encontraram 500 compostos exclusivos de pessoas com Parkinson, que poderiam ser usados ​​para ajudar a diagnosticar a doença.

Se o presidente Putin realmente tem Parkinson em estágio inicial, não há cura, mas há muitas coisas que podem ajudar, incluindo a adoção de um estilo de vida saudável. Um estudo publicado recentemente por pesquisadores da Universidade de Harvard e da Universidade Estadual da Pensilvânia descobriu que consumir uma dieta saudável e praticar atividade física pode melhorar os resultados para pessoas com Parkinson. Eles coletaram dados de saúde e estilo de vida durante um longo período de tempo (um estudo longitudinal) de duas grandes coortes populacionais. O primeiro estudo, o Health Professionals Follow-up Study, coletou dados de 51.529 médicos do sexo masculino; e o segundo, Nurses' Health Study, coletou dados de 121.700 enfermeiras registradas. Dentro desses grupos, eles descobriram que dos 1.251 casos confirmados de Parkinson, a alimentação saudável antes ou depois do diagnóstico estava associada a uma menor taxa de mortalidade; resultado semelhante foi observado para o exercício.

Putin gosta de andar a cavalo, hóquei no gelo e artes marciais, então os médicos recomendam que ele continue ativo se quiser viver uma vida longa. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Hippocraticpost.

Nenhum comentário: