12 de novembro de 2023

A luta da lenda do MMA Rickson Gracie contra o Parkinson: ‘Não tenho medo da morte, mas desistir é inaceitável’

111123 - O Muhammed Ali, lenda do jiu-jitsu brasileiro, fala sobre seu último oponente - a doença de Parkinson - e por que ele se recusa a desistir

Rickson Gracie em setembro. “Eu represento uma arte”, diz Gracie. “Eu represento um estilo de vida. Eu represento uma família. É maior que a minha vida.”

O MAIOR lutador de JIU-JITSU BRASILEIRO do mundo está querendo lutar comigo.

“Levante as mãos”, diz Rickson Gracie enquanto avança. “Como se você estivesse falando como um italiano.”

Eu levanto minhas mãos enquanto ele avança em direção à minha cabeça.

“Não me deixe tocar seu rosto.”

Gracie – a lenda de 63 anos com cabelo raspado e pele bronzeada – está vestindo short cinza e camiseta preta. Ele é musculoso e compacto. Sou mais alto, mas é só isso. Ele pode me sufocar até ficar inconsciente com pouco ou nenhum esforço. Suas mãos disparam, mas eu as guio usando alavancagem e seu próprio impulso, imitando as técnicas que ele me mostrou segundos antes. Há uma intensidade na maneira como ele me orienta nos movimentos: como deslocar meu peso para enfrentar a ameaça – às vezes com o pé da frente, às vezes com o pé de trás – mas sempre em equilíbrio. Seus olhos castanhos são ferozes e intimidadores – ele está focado em cada movimento e reação minha. Quando você faz algo certo, você obtém um “Simmmmm” satisfeito e alongado. Cometa um erro e será um “Não” contundente.

Quando ele coloca as mãos em você, seu aperto é firme. Sua linguagem é ação. O produto de uma vida inteira de prática. Ele fica à vontade enquanto ensina. Uma hora antes, Gracie parecia desconfortável ao tentar resumir em palavras seu legado e sua última luta, contra o Parkinson.

Gracie, cujo sobrenome é sinônimo de jiu-jitsu brasileiro, é uma figura lendária no mundo dos esportes de combate. Ele reivindica mais de 400 vitórias não oficiais em todo o mundo, já que domina o esporte desde sua primeira luta, em 1980.

Mas seu legado está ligado ao papel de sua família na inserção do jiu-jitsu brasileiro no zeitgeist mundial. Tudo, desde o Ultimate Fighting Championship (UFC), de US$ 10 bilhões, até as academias nos shoppings por toda a América, existe por causa dos Gracies. Nenhum outro lutador ou atleta lendário é tão responsável pela criação de um esporte quanto Rickson e a família Gracie, tornando-os não apenas parte do Monte Rushmore do jiu-jitsu brasileiro, mas também dos arquitetos e escultores.

Em uma família de campeões, Rickson Gracie é reverenciado por sua habilidade técnica incomparável, dedicação e filosofia estóica – sua grandeza lança uma longa sombra.

Nos seminários de treinamento que Gracie organizava, ele alinhava faixas-pretas e lutava com cada um deles, vencendo todos. Mesmo Chuck Norris, que ajudou a lançar as artes marciais na América, não conseguiu conviver com Gracie. “Entrei no chão com Rickson Gracie e foi como se nunca tivesse tido uma lição na minha vida”, disse Norris, uma lenda e ator das artes marciais, ao site de combate Bloody Elbow. “Ele brincou comigo.”

O diretor de cinema brasileiro José Padilha escreveu o prefácio da tradução brasileira da biografia de Gracie. Ele o comparou a Pelé, o ícone transcendente do futebol e o atleta brasileiro mais famoso. Pelé foi o melhor do mundo no que fez.

Gracie é a mesma coisa.

“Quando você coroa alguém como o melhor do mundo, comete o erro de ignorar os outros esportes”, diz Padilha. “Gracie é tão bom quanto Pelé. Não há diferença. Tipo, quando o Pelé estava jogando ele era dominante. O melhor jogador em campo. Todos do outro time queriam impedi-lo. [Gracie] tinha uma relação semelhante com o jiu-jitsu.”

Mas agora Gracie enfrenta um adversário que sabe que não pode vencer.

Foi há quase três anos quando ele percebeu pela primeira vez os tremores sutis em sua mão. Um ano depois, o diagnóstico do seu médico confirmou o pior: a doença de Parkinson. Muhammad Ali morreu de choque séptico relacionado ao diagnóstico de Parkinson. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: RollingStone.


Nenhum comentário: