27 de janeiro de 2026

Após diagnóstico de Parkinson, Kajuru anuncia saída da política

Senador reclama de "falta de reconhecimento" do eleitorado goiano, descarta concorrer por São Paulo e diz que vai priorizar sua saúde. Mandato dele acaba neste ano.

27/1/2026 - O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) afirmou que não disputará um novo mandato político e que pretende se afastar da vida pública para priorizar a própria saúde. A declaração foi dada em entrevista ao jornal O Popular, de Goiânia, após o parlamentar revelar que recebeu em dezembro o diagnóstico de doença de Parkinson.

Segundo Kajuru, a decisão também está relacionada ao que classificou como "falta de reconhecimento" do eleitorado goiano. Ele descartou a possibilidade de concorrer por São Paulo, seu estado natal, apesar de uma sugestão feita pelo PSB para que disputasse uma vaga de deputado federal nas eleições de outubro.

"O partido quer, mas é preciso ver se eu quero. Não quero. Não quero continuar na política", afirmou. O senador disse ainda que não cogita disputar mandato por outro estado. "Não. Claro que não. Se eu fosse continuar, eu continuaria em Goiás", declarou.

Kajuru reforçou que a prioridade agora é cuidar da saúde. "Sou paulista. Fiquei muito feliz e orgulhoso, mas não tem essa possibilidade. O que eu quero é cuidar da minha saúde e a política não me atrai em mais nada", disse.

De acordo com o senador, a decisão será comunicada oficialmente ao partido ainda nesta semana. "Vou agradecer e dizer que fiquei feiz. Isso é importante porque, infelizmente, em Goiás não houve reconhecimento do que eu fiz, mas eu sigo a vida", afirmou.

Após o diagnóstico de Parkinson, Kajuru disse ter reforçado uma intenção que já existia de deixar a política. Ele relatou que a reação inicial foi a de "querer sair correndo" da vida pública. O senador já havia sinalizado anteriormente que não pretendia concorrer a um novo mandato e que pretendia retornar ao jornalismo esportivo no rádio e na televisão.

O mandato de oito anos dele no Senado se encerra ao final do ano. Em outubro, estarão em disputa 54 das 81 cadeiras da Casa.

Política e jornalismo esportivo

Kajuru foi eleito vereador em Goiânia em 2016 e, dois anos depois, venceu a disputa para o Senado com mais de 1,5 milhão de votos. Em agosto do ano passado, licenciou-se do cargo por 30 dias para tratar problemas de saúde, como fraqueza muscular, insônia, ansiedade e depressão. Diabético, ele também retirou um tumor do pâncreas em 2019.

O senador afirmou ainda que seria incoerente disputar uma nova eleição depois de ter apresentado uma proposta de emenda à Constituição que extingue a reeleição para cargos do Executivo no Brasil. A PEC ainda aguarda votação no Senado.

Jorge Kajuru tem mais de cinco décadas de atuação no rádio esportivo. Já apresentou programas em rede nacional no SBT, na Band e na RedeTV! Fonte: congressoemfoco.

Nenhum comentário: