1 de janeiro de 2024

Indio Solari em Black Box: “Eu não gosto que me vejam dessa maneira. Eu nunca gostei de velhos artistas que se fazem de roqueiros "

O cantor recebeu Julio Leiva em sua casa no Parque Leloir. Por uma hora e meia Índio reflete sobre sua saúde, evoca as rodadas e é definido politicamente

ENERO 1, 2024 - ARGENTINA

Índio solari ao fundo. A entrevista foi realizada em 28 de dezembro, uma data cheia da história de Ricotera.

"Você deve quebrar o gelo?" Na quinta -feira, 28 de dezembro, Julio Leiva fez, talvez pela última vez, a pergunta que é o chute inicial de Caja Negra, um formato que se tornou um clássico do jornalismo contemporâneo. O episódio final do ciclo, iniciado em 2019, foi gravado na Casa de Índio Solari e estreou às 22h30 no domingo, 31 de dezembro de 2023. Em Parque Leloir, e para trás, o cantor falou, por quase uma hora sobre Mídia, música, futebol, política, doença, saúde mental, redes sociais, poesia, amor e seu vínculo com Skay y Los Redondos.

"Eu já rompi o gelo" responde, com um sorriso, índio Solari. E a partir daí ele despacha com definições e confissões. Ao se referir à sua doença, por exemplo, ele faz isso com crueldade: «Eu nadei águas abertas e agora não posso fazer um longo tempo na piscina. Mas bem, o que vou te dizer. Pegue o livro, Parkinson coloca e lhe dirá tudo o que acontece com você».

E ele acrescenta: «Não gosto que me vejam assim. Assim que me aposentei do palco, porque não gosto desses artistas. Eu nunca gostei dos velhos artistas que se fazem de roqueiros. Eles me dão um pouco de tristeza. Parece-me que é uma coisa dos jovens».

O curso da conversa abrange notícias políticas, e Solari é despachado com definições atemporais («Participei da política através da política de ecstasy. Não tem nada a ver com a política partidária. Sou peronista, mas um peronista da nova esquerda, de 61, que era amor e paz, era um hippie. É isso que eu sou, um velho hippie que acreditou e continua com isso"), e com uma olhada na situação atual: "As pessoas estão cansadas do fio e de repente escolhem qualquer coisa em qualquer coisa, isso parece novo. O que acontece é que eles têm uma memória muito ruim. Isso não é novo. Pensar que esse governo neoliberal é novo é o mesmo que aconteceu conosco. Eu vivi três vezes antes. E acho que é ... não sei se isso pode durar muito tempo, porque as pessoas ainda estão com a inércia que a casta e tudo o que a pavada estava em torno da descrição da renda dessas pessoas que desencadeiam tudo, é assim. Eles são muito mais rápidos e arriscados do que nossos deputados, nossos senadores, que de alguma forma aplicam o mesmo que a justiça dos caprichos dos mortos ». E também estabelece um cruzamento entre política e estética: «Ainda não consigo encontrar uma ideologia. Bem, eu não os procuro mais. Nem os ideais também. Eu procuro virtudes. Minhas músicas estão falando sobre virtudes».

Solari oferece uma aparência retrospectiva sobre Patricio Rey e seus Redonditos de Ricota: «Olha, para mim, há um momento primário com as rondas que as pessoas nos vejam erradas. Eu pensei que éramos avant-garde e era que tudo não deu uma merda. Os truques que fizemos foram todos uma Berretada». E elogie Skay e também aos guitarristas dos fundamentalistas: «Tive a sorte de ter os três melhores guitarristas do país. Eles são realmente Skay e esses dois garotos Gaspar [Benegas] e Baltasar [Astto]. Mischor e nós estamos completos. Eles são guitarristas impressionantes, músicos impressionantes». E ele é sincero em relação à sua ex-banda: «Tento não olhar para nada que seja as rodadas de dentro, porque recebi sentimentos encontrados, certo? Porque, por um lado, fizemos coisas muito, muito valiosas nos tempos e por outro lado, então foi uma miséria o que aconteceu».

Refletindo sobre seu ofício, o indiano Solari explica: «Acho que as músicas são para as pessoas imaginarem. Então você tem que fazer uma proposta, um quebra-cabeça, algo atraente para que as pessoas olhem para a necessidade de ver que a merda está acontecendo e, enquanto isso, está resolvendo suas coisas quando ele a vê ». E ele acrescenta: «A música é um grande difusor de idéias ambíguas, para que não se torne um tirano de si mesmo e aos outros. Música que você precisa usá-la para isso. Eu me ligo muito com ambiguidade, então tento tornar a pessoa movida muito, muito grande para abordar uma coisa que às vezes digo e às vezes não digo ». E ele conclui: «Tive bandas de combate, não tive bandas de entretenimento. Não parece bom ter pessoas divertidas enquanto colocam as mãos no bolso».

Solari estreou três novas músicas no final do ano, com um de seus projetos atuais, os Marsupiais extintos, paralelamente aos Fundamentalistas del Aire Acondicionado.

Mais vídeos na fonte.

Leiva encerra todas as suas entrevistas questionando os entrevistados sobre que perguntas eles fariam a si mesmos. Neste caso, Índio responde: “Acho que não estou me perguntando nada. Não tenho vontade de me perguntar nada. Eu sei o que preciso saber para estar vivo. “Uma vez eu disse que gostaria que a morte me encontrasse vivo.” Original em espanhol, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: es rollingstone.

Nenhum comentário: